Corinthians nas redes: engajamento em alta, criatividade em baixa

por | fev 9, 2024 | Análises, Futebol Feminino, Futebol Masculino, Home

Um gigante nas redes sociais, mas com potencial criativo ainda por explorar

O tamanho do Corinthians nas redes sociais reflete sua importância no futebol e tem despertado interesse devido ao seu alto engajamento digital, embora sua criatividade esteja em baixa. No entanto, por trás dos impressionantes números, surge uma questão intrigante: como um clube com tanto sucesso online pode estar tão defasado no desenvolvimento de suas mídias?

Este texto tem como colaboradora a página Timão Números.

Contextualização do Engajamento Digital

No último mês de janeiro, o Corinthians foi destaque nas mídias, especialmente no X (antigo Twitter), sendo o time brasileiro mais comentado na rede social, superando 100 milhões de impressões. Seu desempenho no Instagram também é notável. Afinal, o Timão fechou 2023 com 704,5 milhões de interações, consolidando-se como o segundo clube mais engajado da América, atrás apenas do Flamengo, com 824 milhões.

Em relação aos seguidores, o clube alvinegro recebeu, em janeiro, 131.138 seguidores no Instagram, 110.143 no TikTok, 60.000 no Youtube, 16.942 no Twitter, 1.769 no Linkedin e 100 no Twitch, totalizando aproximadamente 320 mil seguidores em suas redes nesse início de 2024. Além disso, o Corinthians recebeu 2.080.000 interações no Facebook e alcançou 11,1 milhões de seguidores no Instagram em janeiro.

O Corinthians também mostra seu impacto de outra forma. A Vai De Bet superou 700 mil seguidores no Twitter após o anúncio do clube alvinegro como seu novo patrocínio master, com um aumento de 106%.

Corinthians Feminino como Fator de Destaque

O Corinthians Feminino ganhou mais de 500 mil seguidores nas redes sociais, e seus vídeos alcançaram mais de 80 milhões de visualizações em 2023. Este aumento foi um indicativo do interesse crescente pelo time e pelo futebol feminino, mostrando que seu engajamento independe da equipe masculina.

Em um feito sem precedentes, o Corinthians Feminino alcançou mais de 2,7 milhões de interações e 21 milhões de acessos aos seus vídeos em um único dia em 2023. Este nível de engajamento é comparável ao de grandes clubes de futebol masculino.

Outro exemplo desse impacto é o ranking de engajamento entre todos os clubes brasileiros em 26 de novembro de 2023, quando ocorreu a partida entre Corinthians e São Paulo, a final do Paulistão Feminino:

  1. Flamengo: +5,3M
  2. Corinthians (Masculino): +3,1M
  3. Corinthians Feminino: +2,7M
  4. Palmeiras: +2,1M
  5. Atlético-MG: 1,6M
  6. São Paulo: +900k
  7. Santos: +800k

Desenvolvimento midiático tardio

Apesar dos ótimos números nas mídias digitais mostrarem o real tamanho do Corinthians, também revelam que o clube não possui a capacidade de explorar suas redes corretamente. Seu posicionamento digital é atrasado e foi alvo de piadas nos últimos 5 anos, como as postagens de apresentação de reforços. Os anúncios raramente foram bem planejados, muitas vezes sendo os últimos a comunicar a chegada dos novos atletas e profissionais.

O Youtube e Tiktok são outros fatores a serem observados. Com diversos clubes pelo mundo utilizando seus atletas para conteúdos diversificados, o Corinthians tinha como conteúdo bastidores de jogos, resumos de preparação, boletim do CT e coletivas de imprensa. A variedade ocorria vez ou outra, com raras vezes o time explorando a imagem de seus atletas em conteúdos como “Reacts”, entrevistas, etc. A nova equipe de Marketing vem tentando trazer novos conteúdos, mas ainda com baixa frequência.

No Twitter, a antiga diretoria aderiu a um método de comunicação mais institucional e formal, quebrando essa perspectiva poucas vezes. A nova diretoria tem quebrado essa total formalidade, embora o atual momento do time não seja muito positivo, o que dificulta avaliar essa desenvoltura.

Há muito a melhorar

A análise do Corinthians nas redes sociais revela um paradoxo intrigante. Enquanto o clube desfruta de uma enorme base de seguidores e altos níveis de engajamento, sua criatividade em baixa é notável. Esta disparidade aponta para uma lacuna significativa entre a quantidade de adeptos online e a qualidade da presença digital do clube. Embora os números impressionantes possam sugerir um sucesso indiscutível, uma reflexão crítica revela uma subutilização flagrante das plataformas digitais.

Nesse sentido, o Corinthians pode usar essa disparidade como um ponto de partida para uma reavaliação profunda de suas estratégias de mídia digital. A integração de uma abordagem mais criativa, uma narrativa autêntica e um compromisso genuíno com os torcedores pode ajudar o clube a transformar sua presença online em uma ferramenta para a construção de marca e o fortalecimento de sua posição no mundo do futebol, consolidando sua marca globalmente.

Todos os dados deste texto foram extraídos pela Timão Números.

Compartilhe:

Autor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Design e Manutenção: Social Comunicação – Todos os direitos reservados