Nesta sexta-feira (16), o Corinthians anunciou a contratação do meio-campista Igor Coronado, de 31 anos. Nascido em Londrina, Paraná, mas com nacionalidade italiana, o atleta fez toda a sua carreira fora do território nacional e por esse motivo é pouco conhecido do grande público brasileiro. Vindo do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, de forma “gratuita” após rescindir o seu contrato, o meia terá um dos maiores salários do elenco. Isso foi um dos motivos que causou a seguinte pergunta no torcedor alvinegro: “Igor Coronado vale tudo isso?”.

Pensando neste questionamento, perguntamos a Fernando “Fefux” Ribeiro, narrador do Canal GOAT – onde são transmitidos os jogos da Liga Saudita no Brasil – , o que podemos esperar de Igor Coronado no Timão?
“Igor Coronado é um 10 clássico que flutua pelos dois lados do campo. Não é que ele pode jogar como ponta, mas tinha essa liberdade de se movimentar no esquema do Nuno Espírito Santo. Ele era um 10 de ligação. Bate bem na bola e cobrava as bolas paradas do Ittihad como faltas e escanteios. Também tem um bom tiro de média distância. A sua capacidade de passe é bem aguçada e encontra muitos (passes) na infiltração.
Ele tem um bom ritmo de jogo, não é um meia pesado, é um 10 clássico, mas um atleta móvel. Será uma baita contratação e pode ajudar muito o Corinthians, ele chega para ser titular absoluto e aí teremos que ver como jogará Garro e Rojas porque o Coronado ocuparia essa vaga. Ele não é um marcador que ajuda na recomposição é mais o cara do passe longo para as pontas e das finalizações de média distância”, disse Fefux.
Conversamos também com Vini Pereira, administrador do perfil @centraldoarabao. Ele cobre o futebol Saudita e conta com mais de 17 mil seguidores no X, antigo Twitter. Abaixo as perguntas e respostas:
Como você avalia a vinda de Igor Coronado para o Brasil depois dessa passagem pelo All-Ittihad?
“Para o Ittihad, a perda é significativa, considerando a capacidade técnica do brasileiro, que foi o melhor jogador da equipe no primeiro turno da SPL 23/24. No entanto, para Igor, vejo como muito positiva. Ele viveu seu auge recentemente na última temporada. Acredito que é o momento ideal para jogar no país onde nasceu, para poder mostrar suas valências. Igor nunca escondeu a vontade de jogar no Brasil e, com a reformulação que o futebol saudita está passando, era uma questão de tempo até acontecer”.
– Vini Pereira – @centraldoarabao
Quais são as características de Igor Coronado que te chamou atenção?
“Gosto sempre de destacar sua consciência em campo. Igor toma decisões acertadas na maioria das vezes. Ele é um construtor de jogadas que atua em todas as faixas como meia ofensivo, e aproveita muito seus companheiros no ataque para construir jogadas com tabelas e aproximação. Na esquerda, gosta de infiltrar para finalizar com qualidade. Pela direita, faz cruzamentos precisos para servir os atacantes. Pelo centro, é sempre muito vertical, realizando lançamentos longos. Um autêntico camisa 10 brasileiro”.
– Vini Pereira – @centraldoarabao
Qual recado você deixaria para quem nunca viu o meia jogar?
“Primeiro, sugiro que assistam aos jogos mais recentes, já que agora a transmissão dos jogos da SPL está disponível no YouTube brasileiro, facilitando o acesso. Mas, posso adiantar que poderão esperar um meia muito inteligente e consciente em campo. Ele é um construtor de jogadas que desempenha bem em qualquer faixa do meio-campo, mas que precisa de bons companheiros no ataque para potencializar seu jogo. Possui todas as qualidades esperadas de um camisa 10, passe, drible e finalização com qualidade”.
Vini Pereira – @centraldoarabao
Você acredita que ele terá impacto imediato no futebol brasileiro ou sofrerá com a adaptação?
“Acredito que Igor precisará de um tempo para se adaptar. Ele é um jogador que depende muito de uma boa preparação física e sofreu com algumas lesões pontuais nesta temporada por causa disso. A intensidade da liga saudita aumentou, mas isso é algo recente, e Igor vinha de temporadas em que o número de partidas era bem menor do que no Brasil, onde há uma sequência muito mais pesada de jogos. A comissão técnica precisará ser inteligente na administração dos primeiros minutos dele em campo ou ele pode acabar perdendo alguns jogos”.
– Vini Pereira – @centraldoarabao
Existe algum jogo marcante do Igor Coronado pelo Al-Ittihad que você se lembra?
“Vou falar de uma partida recente, que todos podem assistir no YouTube: Ittihad 4 x 2 Abha. Igor teve uma atuação impecável ao lado de Benzema. Se há algo a destacar nesse jogo, são justamente suas tomadas de decisão rápidas e conscientes. Como mencionei, ele precisa de companheiros que o acompanhem, e nesse jogo, Benzema o fez com maestria”.
– Vini Pereira – @centraldoarabao
Opinião
Igor Coronado chega ao Timão para assumir uma vaga na equipe titular e terá a sua primeira experiência em solo brasileiro. Mesmo apresentando um alto nível nas temporadas recentes, é necessário lembrarmos que a competividade, exigência física e calendário do futebol saudita são completamente diferentes do brasileiro. Isso pode afetar em seu período de adaptação e fazer com que leve um tempo maior para alcançar o auge técnico e tático. No entanto, tem qualidade para elevar o patamar da equipe e potencializar o poderio ofensivo do Corinthians ao lado de nomes como Rodrigo Garro, Matías Rojas, Yuri Alberto, Wesley, Romero, Pedro Raul, Pedro Henrique, Gustavo Mosquito e companhia.
0 comentários