Pouco antes de entrar em campo pela segunda rodada do Paulista, contra o Ituano, o Corinthians confirmou há cerca de uma hora o nome de seu novo executivo de futebol: será Fábio de Jesus, também conhecido como Fabinho Soldado. O dirigente tem 47 anos e estava no Flamengo, na função de Gerente de Futebol. O clube carioca também confirmou sua saída.
Fabinho chega para assumir uma função que ainda estava vaga na estrutura de futebol que havia sido anunciada pelo presidente alvinegro, Augusto Melo, durante a campanha, mas que não estava completa. Ele trabalhará em parceria com o diretor de futebol Rubens Gomes, o Rubão, que até o momento conduz as negociações do clube junto ao presidente.
Jogador de confiança
O novo executivo de futebol do Corinthians tem bastante experiência dentro e fora de campo. Formado nas categorias de base do Bonsucesso-RJ, se profissionalizou no mesmo clube em 1994 e passou por diversos outros clubes na carreira: Ponte Preta, Gamba Osaka (JAP), Flamengo, Shimizu S-Pulse (JAP), Santos, Internacional e Fluminense, onde se aposentou em 2009.
Conhecido por sua liderança em campo e bom posicionamento, o então volante foi jogador de confiança dos técnicos na maioria dos clubes onde passou, tendo seu auge no ano de 2006, quando conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA pelo Internacional. Também conquistou o Brasileiro de 2004 pelo Santos e a Copa do Brasil de 2007 pelo Fluminense.
Fora dos gramados
Fiz estágios em vários clubes sempre na área de gestão. Fiz curso da CBF de gestão, fiz a primeira turma de executivos, fiz curso de neolinguística. Procurei o que tinha aqui no Brasil. Fiz parte da Abex (Associação Brasileira dos Executivos de Futebol) bem no início
Fabinho Soldado, em declaração para o GE
Dois anos após sua aposentadoria, Fabinho retornou às origens para iniciar nova carreira, agora como dirigente. Entre 2011 e 2012, esteve no Bonsucesso na função de Gerente de Futebol. Nos anos seguintes, passou por outros clubes, sempre em funções semelhantes: Executivo de Futebol do Bangu em 2013, Diretor Executivo do Anápolis-GO entre 2015 e 2016 e Diretor Executivo do Tupi-MG entre 2016 e 2017. Então, chegou ao Flamengo, pelas mãos de Eduardo Bandeira de Mello.
Lá, Fabinho inicialmente integrou como funcionário do departamento de scout, assumindo a gerência em 2018. Três anos depois, tornou-se Gerente de Futebol, onde trabalhava junto a Juan. Porém, enquanto este cumpria um papel de “meio-campo” entre elenco, comissão técnica e diretoria, Fábio cumpria papel mais ligado ao administrativo. Respondia ao diretor executivo Bruno Spindel e ao vice-presidente de futebol Marcos Braz.
Em maio de 2023, houve rumores sobre uma possível demissão devido ao momento do clube na temporada, mas ele permaneceu no cargo.
https://www.youtube.com/watch?v=aw2eW8sUrmU
Por favor, se voce tem acesso ao Fabinho Soldado mostre esse video para ele…
Eh incrivel o que estao fazendo com o Corinthains e ninguem da midia se posiciona sobre isso! Os clubes gastam milhoes para construir um time e sao roubados dessa forma!!! Assim nao da!!! Dah ate para pensar que existe um complo para rebaixar o Corinthians… Os clubes sao os geradores de dinhero para a CBF e deveriam ser tratados com respeito… E a midia, porque nao defende essa ladroagem do VAR?> E se o Juventude passar para a proxima fase com esse gol impedido?, como ficam as coisas? Incrivel mesmo que nem a midia nem os clubes se manifestam e – se falarem algo – sao punidos como se estivessemos em um regime de terror….. VERGONHA…