Garro é um meia-armador/meia-atacante argentino de 26 anos que se destacou ano passado pelo Talleres, fez ótimas partidas e foi um dos melhores jogadores da temporada argentina. Mas o que podemos esperar dele no Corinthians de 2024?
Números da Carreira
Partidas: 141
Gols: 19
Assistências: 21
Gols por partida: 0,13
Participações em gols por partida: 0,28
Desempenho por clubes

Rodrigo Garro não deve ser avaliado apenas por participações em gols por partida, como um meia armador ele tem outras funções e qualidades.
É um jogador rápido, que toca bem a bola e que gosta do passe vertical, abrindo as jogadas e colocando o time pra frente.
Vamos ver outras estatísticas, então.
Rodrigo Garro em 2023

Dados estraídos do site Sofascore.com
Heatmap Rodrigo Garro 2023

Dados estraídos do site Sofascore.com
Garro usa todo o campo
Rodrigo Garro é um meia atacante que, algumas vezes, volta para buscar a bola e tem ótimo passe vertical. Gosta de procurar o atacante no ponto futuro, buscando a velocidade do seu companheiro de equipe para desequilibrar o jogo.
Esse tipo de jogada casa muito com o estilo do Yuri Alberto, que gosta de receber a bola de frente para o gol e em velocidade. Vejo uma potencial ótima parceria aqui.
No Talleres era o responsável pelas bolas paradas e fez alguns gols de falta, pode ser a solução para esse tipo de jogada no Corinthians.
Não é um velocista, mas tem mais velocidade e força que o Renato Augusto. Chuta bem de fora e se apresenta bem na área.
Na minha opinião vem pra pegar e ser dono da camisa 8.
Rodrigo Garro x outros meias do futebol brasileiro

Como foi o rendimento dele comparado com esses jogadores?
Garro x Renato Augusto – Heatmap
Para efeitos de comparação pegamos apenas o desempenho na liga nacional que cada um disputou em 2023.

Garro x Renato Augusto – Raio X

Garro X Renato Augusto- Análise
Apesar de não ser um jogador de velocidade, o Garro é mais rápido que o Renato Augusto. Ele é um jogador que está fisicamente melhor, cobre uma área do campo bem maior e jogou mais na temporada passada.
O argentino pode ser a solução para a saída do meia brasileiro, mas é necessário entender que ambos tem um estilo de jogo diferente.
Renato, apesar de longe da condição física ideal, é mais técnico e tem uma visão de jogo absurda. Atuou, algumas vezes, praticamente como um técnico dentro de campo, isso nós não vamos ver o argentino fazer.
Por outro lado, o Rodrigo entrega mais passes verticais, ainda que a sua taxa de acerto seja menor, faz parte do estilo de jogo dele fazer enfiadas de bola em velocidade para o atacante. E isso pode ser muito benéfico para o Yuri Alberto.
O meia argentino cai pelos dois lados e tem um cruzamento muito bom, único ponto onde tem uma taxa de acertos maior que a do Renato.
Um dado que me chamou muita atenção foi a quantidade de grandes chances criadas pelo Garro e a pouquíssima, quase nenhuma, quantidade do Renato.
Isso mostra que o argentino foi mais perigoso ofensivamente e criou muito mais que o brasileiro.
Não cabe comparação com o auge físico e técnico do Renato Augusto, mas se levarmos em conta a última temporada e que o argentino é 10 anos mais novo, eu prefiro o hermano.
Garro x Giuliano – Heatmap
Para efeitos de comparação pegamos apenas o desempenho na liga nacional que cada um disputou em 2023.

Garro x Giuliano – Raio X
Para efeitos de comparação pegamos apenas o desempenho na liga nacional que cada um disputou em 2023.

Garro X Giuliano – Análise
O meia argentino não vem para fazer a função que o Giuliano mais fez na temporada passada.
Isso fica claro na diferença das estatísticas e na área que cada um ocupou dentro de campo. Giuliano joga mais recuado que o Garro, tem a precisão nas bolas longas uma de suas grandes qualidades e a taxa de acertos de passes no campo do adversário também é altíssima, mas é necessário fazer uma observação aqui.
Tanto nas bolas longas quanto nos passes mais curtos no campo do adversário o Rodrigo é muito mais criativo, incisivo e tenta passes mais difíceis que o Giuliano. Isso reflete na quantidade de assistências na época e também na taxa de acertos dos passes.
Garro, no meu ponto de vista, tem mais visão de jogo na construção de jogadas ofensivas e uma presença na área mais letal que o Giuliano, além disso ele tem como arma as bolas paradas, que não é uma característica do brasileiro.
É injusto fazer uma escolha, pois fazem funções bem diferentes. Mas se tivesse que escolher um dos dois na pelada eu iria de Garro.
Garro x Raphael Veiga – Heatmap
Para efeitos de comparação pegamos apenas o desempenho na liga nacional que cada um disputou em 2023.

Garro x Raphael Veiga – Raio X
Para efeitos de comparação pegamos apenas o desempenho na liga nacional que cada um disputou em 2023.

Garro x Raphael Veiga – Análise
Não nego que me animei ao fazer essa comparação.
Rodrigo Garro tem um estilo de jogo parecido com o Raphael Veiga e isso fica claro ao analisarmos o heatmap e os números dos dois na última temporada.
Ocupam os mesmos espaços, estatísticas parecidas de gols e assistências, com uma pequena vantagem para o Veiga.
Se o Garro conseguir repetir esse estilo de jogo e qualidade técnica no Corinthians, eu não tenho medo nenhum de afirmar que é questão de tempo para o Argentino começar a ter as suas primeiras convocações para a seleção.
Um número que continua me assustando é a quantidade de grandes chances criadas pelo argentino, mesmo comparado ao Veiga ele tem mais que o dobro.
É absurdo.
Dito isso, se tivesse que escolher um dos dois para o meu time da pelada, eu ainda iria de Veiga.
Garro x Ganso – Heatmap
Para efeitos de comparação pegamos apenas o desempenho na liga nacional que cada um disputou em 2023.

Garro x Ganso – Raio X
Para efeitos de comparação pegamos apenas o desempenho na liga nacional que cada um disputou em 2023.

Garro x Ganso – Análise
Rodrigo Garro é pior que o Ganso em alguns aspectos técnicos, porém continua me surpreendendo como a taxa de acertos de cruzamentos dele é alta, assim como a quantidade de grandes chances criadas.
O heatmap de ambos é parecido, mas o Ganso joga de uma forma um pouco mais recuada e volta bastante para buscar a bola e sair jogando.
O estilo de jogo do Fluminense privilegia o brasileiro na taxa de acertos de passe, uma vez que tem muitas trocas de passes curtas. Porém é surpreendente a taxa de acerto de passe longo do Ganso, que muitas vezes é o responsável por acelerar e dar essa profundidado ao time tricolor.
O Garro também tem essa característica de bolas longas na vertical, gosta de apostar na velocidade dos atacantes e é muito perigoso na intermediária.
A escolha não seria fácil, mas por enquanto eu vou de Ganso para o meu time da pelada.
Análise final – Rodrigo Garro
Rodrigo Garro tem a qualidade técnica e física necessária para chegar e ser protagonista no Corinthians de 2024.
Com uma boa leitura e visão de jogo, bons passes e enfiadas de bolas, Garro deve ser um dos principais assistentes do time na temporada (se não for o melhor).
Garro joga de forma vertical, com passes em profundidade sempre buscando o ponto futuro. Apesar de não ser um jogador veloz, ele dá velocidade ao time fazendo a bola correr. Tem um estilo de jogo um pouco diferente do Renato Augusto, mas algumas das suas armas são as mesmas: O chute de média de distância e as chegadas na área.
Além disso, Garro também se destaca pela qualidade dos seus cruzamentos, tendo uma taxa de acerto acima da média. Eu aposto que veremos pelo menos 1 gol do Corinthians sair de um cruzamento dele.
Rodrigo Garro é um grande reforço do Timão e estou ansioso para vê-lo com a camisa corinthiana.
0 comentários